quinta-feira, 16 de julho de 2009

Kiss - Keep It Simple, Stupid!

Antes de tudo…

Primeiramente, vem as desculpas… afinal demorei por motivos
de pane em um chip da placa de vídeo, solda BGA … E ai …
desgraça pouca é bobagem e o computador ficou de birra… Fiquei
sem meu note por 35 dias.
Bem, vamos ao que interessa.

O que é

Fui apresentado a essa filosofia há relativamente pouco tempo,
enquanto estava trabalhando em um projeto e um amigo meu,
ao ver a complicação que eu estava fazendo, me falou um pouco
sobre o “ KISS ”. Vou tentar falar aqui de algumas vantagens.
É um princípio utilizado na programação ou desenvolvimentos
de alguns softwares que “prega” a simplicidade, partes pequenas
(os chamados módulos) que se unem para resolvem um problema maior.
Para quem não entende bulhufas de inglês, o significado é mais
ou menos “mantenha a coisa simples, estúpido ” ( amigável né? )
que poderia ser comparado ao famoso “menos é sempre mais”.
A idéia é bem simplória, “pra quê complicar?”, muitas vezes o
jeito simples, modulado, “ dividido ”, é o melhor, mais fácil,
mais atualizável, mais dinâmico, mais “limpo”.
No fim, a relação custo/benefício é altamente positiva.

Nenhum comentário: